segunda-feira, 4 de maio de 2009

Escrevendo sobre escolhas..

Escolhas... um tema que há muito tempo venho querendo escrever.
A vida é feita de escolhas , isso tudo mundo sabe. Nossas escolhas se originam no nosso livre arbítrio, isso também todo mundo sabe.
Mas hoje quero escrever sobre outro enfoque dessa questão: sobre o fato de as pessoas acharem que devem emitir sua crítica ou parecer sobre a escolha do outro.
Assim como eu tenho o direito de escolher, conforme meu livre arbítrio, elas também o tem, penso eu. Não costumo criticar as escolhas feitas por pessoas que me rodeiam, sem que me seja pedida tal crítica, ou comentário, ou eventual aconselhamento. Eu procuro compreendê-la,(sim, sei lá por que tenho que compreender tudo, principalmente o complexo ser humano!)sem emitir qualquer juízo afirmativo ou negativo. Mas tenho observado que há pessoas que têm uma certa predisposição a dar pitaco na escolha alheia , de agirem com neutralidade frente a uma situação dessas. Aliás, me parece que precisam emitir crítica positiva ou negativa sobre tudo. Aham, sobre tudo! São severas, são indiscretas, são pretensiosas, são metidas e pior, desprovidas de qualquer simancol (há tempos não usava essa expressão). O que é uma grande pena... e perda de tempo . Do tempo delas, é claro. Se investissem toda a energia gasta com seus pitacos na escolha do outro em si mesmas, quão evoluídas não estariam? Ou quão melhor não estaria sua vida? Podiam escolher ser felizes, de investir todo esse tempo desperdiçado em algo bom de retorno positivo para elas mesmas... Mas como disse aí em cima: Todos temos o direito de escolher, escolher bem ou mal. Então, se a escolha do outro de incomodou, te decepcionou, simplesmente aceite e aceite-o como ele é ... Afinal, não somos perfeitos.
Penso que todos temos nossas vidas, nossa individualidade. E isso já é o bastante para sorver todo nosso tempo. Vamos escolher olhar para dentro de nós mesmos, de nos encontrarmos, de buscar nossa felicidade, realizar nossos sonhos, de construir algo de bom, de conviver em paz com os que nos rodeiam, de ver o outro e saber compreendê-lo e aceitá-lo, vamos escolher investir em nosso futuro, talvez mudar de profissão, investir em outra faculdade, fazer uma pós, um mestrado, algo positivo para nós, sem nos preocuparmos com as escolhas dos outros.




Nenhum comentário: