quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Amigo de si mesmo...


...Como sempre nosso bem estar emocional é alcançado com soluções simples, mas poucos levam isso em conta, já que a simplicidade nunca teve muito cartaz entre os que apreciam uma complicaçãozinha. Acreditando que a vida é mais rica no conflito, acabam dispensando esse pó de pirilimpimpim.
Para ser amigo de si mesmo é preciso estar atento a algumas condições de espirito. A primeira aliada da camaradagem é a humildade. Jamais seremos amigos de  nós mesmos se continuarmos a interpretar o papel de Hércules ou de qualquer super herói invencível. Encare-se no espelho e pergunte: quem eu penso que sou? E chore, porque você é fraco,erra, se engana, explode, faz bobagem. E aí enxugue as lágrimas e perdoe-se, que é o que bons amigos fazem: perdoam. 
Ser amigo de si mesmo passa também pelo bom humor. Como ainda há quem não entenda que sem humor não existe chance de sobrevivência? Já martelei muito nesse assunto, então vou usar as palavras de Abrão Slavutski: "Para atingir a verdade, é preciso superar a seriedade da certeza." É uma frase genial. O bem humorado respeita as certezas, mas as transcende. Só assim o sujeito passa a se divertir com o imponderável da vida e a tolerar suas dificuldades. 
Amigar-se consigo também passa pelo que muitos chamam de egoísmo,mas será? Se você faz algo de bom para si próprio estará automaticamente fazendo mal para os outros? Ora. Faça o bem para si e acredite: ninguém vai se chatear com isso. Negue-se a participar de coisas em que não acredite ou que simplesmente o aborrecem. 
Presenteie-se com boa música, bons livros e boas conversas. Não troque sua paz por encenação. Não faça nada que o desagrade só para agradar aos outros. Mas seja gentil e educado, isso reforça laços, está incluído no projeto "ser amigo de si mesmo."
Por fim, pare de pensar.
É o melhor conselho que um amigo pode dar a outro: pare de fazer fantasias, sentir-se perseguido, neurotizar relações, comprar briga por besteira, maximizar pequenas chatices, estender discussões, buscar no passado as justificativas para ser do jeito que é, fazendo a linha "sou rebelde porque o mundo quis assim". Sem essa. O mundo nem estava prestando atenção em você , acorde. Salve-se dos seus traumas de infância. 
Quem não consegue sozinho, deve acudir-se com um terapeuta. Só não pode esquecer: sem amizade por si próprio, nunca haverá progresso possível, como bem escreveu Sêneca cerca de 2000 anos atrás. Permanecerá enredado em suas próprias angústias e sendo nada menos que seu pior inimigo.        

Por Martha Medeiros.

PS. Você é seu melhor amigo?!?!

14 comentários:

...aquela que voa disse...

Puxa, muito legal isso! Obrigada por compartilhar :) Ah, lembrei de um trecho bíblico: "Ame ao teu próximo como se fosse você" - ou seja, pra amar o outro é preciso amar a si próprio. Bjs :*

Lucas Tiago disse...

Sinceramente... fazemos bobagens às vezes... agimos como crianças... mas amei deveras aquela menina... como se isso fosse desculpa... Fui arrogante e prepotente dizendo que poderia arrumar alguém melhor que ela, pois ela é a melhor na minha escolha. De uma coisa eu tenho certeza: Ela não pode nunca dizer que alguém não se esforçou por ela. Quero ser mais meu amigo de hoje em diante. Obrigado, Dri.

Debor@h disse...

Oi Driii adorei este post! Lindo!
Eu muitas vezes sou a minha pior inimiga, o que é ruim e triste. Tento ser mais forte do que sou as vezes mas estou aprendendo.

Depois deste post vou aprender a me aceitar e ser minha melhor amiga, pois temos que nos respeitar e amar acima de tudo né. Beijão e que vc tenha um ótimo fim de semana!

Gabitus disse...

Bom dia, Dri!!!!

Esse texto foi feito para mim, para este momento da minha vida??? Hahahahahaah...

Adorei!!! É bem mais difícil fazer tudo isso, né??? Mas o que é a vida, senão um esforço eterno para ser feliz?? Hahahahah...

Vou tentar!!! Ou melhor, vou fazer!!!

Muitos beijos!!!

Cavaleiro dos Dragões disse...

Eu gosto muito dos textos da Marta...
Acredito que precisamos cuidar bem da gente mesmo para cuidar bem de quem amamos.
Você é uma pessoa linda , cuidadosa e amorosa...
adoro seus comentários e seu blog
um beijo no seu coração

Desabafando disse...

Ai adorei o texto...muito boooooom! Sabe que se eu for pensar pela descrição do texto, acho sim que posso me considerar minha melhor amiga....meu único problema é que eu não consigo ainda parar de pensar...rsrsrs..

e fico feliz de saber que sua mãe está melhorando. Fico feliz por vcs!

Quintal das Rosas Decorações disse...

Que texto lindo, adora a Marta Medeiros... muitas vezes me pego tentando justificar algumas ações pelo passado, é dificil mais tento não levar isto adiante... aos poucos vou conseguindo...

bjs
monica

Déia disse...

Simmmmmm sou !!! Eeeeeeeeeeeeeeeee

Me trato bem, n me coloco em roubadas rsrsrs

Amei o post!

Saudade daqui!

bj

Francisco disse...

Oi Driiiii!!!
Mesmo não comentando o texto, não pela postagem, mas pela autora, vim aqui desejar a você um ótimo feriadão e dizer que ficamos felizes com a sua vista no novo blog.
Beijãozão de sempre!

robeêh disse...

acho que muitos quando leem teus textos, devem pensar "foi feito pra mim!"
é sempre o que eu penso, pelo menos.
é incrível!
beijos!

Myÿ h disse...

Muito legal o texto :)

- Obrigada :)

Ju disse...

Também não concordo com isso de que "fazer o bem a si mesmo é egoísmo". Principalmente em um mundo onde todo mundo só pensa em si mesmo!

Bjo

Dani disse...

Nossa...me vi escrita nesse post....hsuhasuahsua as vezes me pego pensando no que ando fazendo comigo mesma...(pq ando numa fase que nem te conto...rsss)mas devemos mesmo é nos amar em primeiro lugar, sermos amigos de nós mesmos...PQ NINGUÉM PENSA MAIS EM NÓS DO QUE NÓS MESMO....
BJKAS NO CORAÇÃO E NA ALMA

ps: dediquei meu post do dia a vc....

Déia disse...

Oii sumidinhaaaa

Hoje falo sobre mulheres, no blog q fui convidada, Adoraria te ver por lá!

bjs

http://aceuabertodaboca.blogspot.com/