terça-feira, 7 de julho de 2009

O perdão..


Se tem algo que me fez e me faz pensar muito a respeito é o perdão. Talvez por eu dar tamanha importância a ele, vai saber.
Acredito que ele tem uma força suprema, daquelas que causam mudanças grandiosas tanto na vida de quem o pede, tanto na vida de quem o dá.
Uma pena ele ser tão pouco usado.
Uma pena não terem descoberto, ainda, que ele pode ser a cura pra tanta doença. Aham, não escrevi nenhuma besteira. Pensa só: tem tanta gente causando tristezas, amarguras, angústias por aí, que mal tratadas, se transformam em doenças. Aí entraria o perdão, antes de todo esse ciclo se desencadear e evitaria o pior. Seria tão mais fácil, tão mais leve, tão mais evolutivo, tão mais grandioso. Digno de admiração.
Fato é que o perdão é fruto do erro de alguém, e quanto maior este erro, maior a grandeza de quem, atingido, se dispõe a passar por cima da própria dor e levar a vida adiante. E o perdão torna-se ainda mais digno porque ninguém se prepara para perdoar. Não se sabe de antemão o tamanho do golpe. Não se pode prever nossa reação diante do difícil reconhecimento de que alguém falhou conosco.
É fácil desculpar um atraso, um esbarrão, um esquecimento, mas o tamanho do perdão é proporcional ao tamanho do erro: estes são exemplos de perdões fáceis, corriqueiros. Difícil é perdoar o trágico. Mas é possível para quem o quer. O querer é a palavra chave.
O perdão é prova de entendimento absoluto, principalmente de si mesmo. Não perdoar é isolar o outro, perdoar é entrar no jogo com ele, participar do problema, e não julgá-lo como se estivéssemos imunes à mesma fraqueza.
O perdão é o gesto mais elevado que há. Tão elevado que poucos chegam lá. (Oops.. rimou..)
Uma pena ele ser alcançado por poucos.

Um comentário:

Dani disse...

o perdão tem poder curitivo...liberta a nossa alma quando perdoamos....tudo flui mais facilmente, porque aquele sentimente "negro e pesado" que estava em nosso coração desaparece..
bjoooo